RSS

1500 Brasil– Da cabeça aos pés – Parte III

15 jul

Como já postei sobre a transição entre as  “poulaines” para as “chopinas” nos anos de 1500,  vamos voltar no tempo para falar deste momento.

Entre os séculos XIV e XV surgiram as “poulaines” que foram difundidas em toda a Europa, mas principalmente na França e Inglaterra. Este calçado era caracterizado pelo estreitamento das pontas. O comprimento do bico do calçado era proporcional à posição do indivíduo na sociedade. Uma bula papal as proibiu em 1468 por serem símbolo de uma vaidade indecente – chamavam de “devil ‘s fingers”.

As “poulaines” eram usadas por homens e mulheres, e as masculinas eram bem mais extravagantes. Quem disse que os homens não usam sapatos de bico fino? Só que dois episódios começaram a por em questão o uso desses sapatos. Acredito que eles não deviam ser nem práticos e nem confortáveis.

O primeiro envolveu a morte do duque Leopoldo II da Áustria, que morreu porque seu sapato bicudo o impediu de escapar de seus assassinos.

O segundo foi que Carlos I, da Inglaterra tinha 6 dedos em cada pé, o que trazia desconforto o uso desses sapatos apertados.

Foi Francisco I, na França, quem decretou o seu fim e na Inglaterra foi proibida por Henrique VIII,  mas todos sabiam que seus pés eram largos demais.

Definitivamente as “poulaines” são os antepassados dos nossos bicos finos, só que atualmente é uma vaidade feminina. Paula Jacobbi – repórter da revista Vanity Fair- comenta no seu livro  – Eu quero esse sapato – o seguinte: “ Os sapatos de bico fino são o símbolo de uma tribo de mulheres particularmente  inteligente, inúteis para os trabalhos manuais e destinadas a posições de poder”. Até o próximo encontro,  diga-se de passagem bem mais confortável! Vou calçando os meus elegantes e atuais sapatos de bico fino…

1500 Brasil – Camisetas 100% Brasileiras

Assine o Folhetim 1500 Brasil e fique por dentro de todas as novidades e promoções!

Copyright (C)2010 – 1500 Brasil – Todos os direitos reservados.

Anúncios
 
 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: