RSS

1500 Brasil – Da cabeça aos pés – Parte Final

22 jul

“ Eu não sei quem foi que inventou o salto alto, mas todas as mulheres devem muito a essa pessoa” – Marilyn Monroe

Elizabeth I (1533 – 1603) foi a sucessora de Mary I ao trono da Inglaterra e assim, surge a época conhecida como “ A Era do Ouro”, já que o reinado de Good Queen Bess mostra uma Inglaterra rica e poderosa. Esse poder foi coroado em cima das maiores plataformas da história: as “chopinas”.

Os primeiros saltos foram confeccionados em cortiça com o formato de cunha, elevando apenas o calcanhar. Depois surgiram as plataformas de madeira, onde a altura identificava a que posição social pertencia o passante e estes saltos chegavam até 40 cm! Vertiginosa a situação da figura real, heim?

Só que essas plataformas eram bem instáveis e havia caso de precisar de até dois criados, um de cada lado, para conseguir equilíbrio. Como a limpeza das ruas não era o forte dessa época, esses sapatos significaram algo a mais para as mulheres, que evitavam sujar a barra dos vestidos ao passear por entre os dejetos jogados nas ruas européias.

Nesta época começaram também a diferenciar o pé direito e esquerdo na parte traseira dos calçados, para melhorar a estabilidade. Mas haja equilíbrio! As “chopinas” foram inicialmente usadas pelos nobres, passando pela burguesia chegando às classes sociais mais baixas. Daí os nobres e burgueses começaram a desprezar as “chopinas”. Não demorou que o seu uso fosse o preferido pelas prostitutas, com o objetivo de se destacarem sobre a multidão para um cliente.

Atualmente os melhores saltos são projetados para colocar você no topo, mas no seu ângulo mais favorável possível. E quando se fala de salto alto, o primeiro nome que surge é o do francês Christian Louboutin, queridinho das famosas e que iniciou o seu negócio na década de 90. São saltos de jóias criados para evocar a beleza da mulher. A marca registrada do designer é a sola vermelha. E a do nosso blog é a 1500 Brasil! Até o próximo encontro  …

Por Luana Falcão

1500 Brasil – Camisetas 100% Brasileiras

Assine o Folhetim 1500 Brasil e fique por dentro de todas as novidades e promoções!

Copyright (C)2010 – 1500 Brasil – Todos os direitos reservados.

Anúncios
 
 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: